Notícias

Consumidor brasileiro está mais cauteloso

Guarulhos, 13 de fevereiro de 2014

O Índice Nacional de Confiança do Consumidor da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos) marcou 143 pontos em janeiro deste ano, mesmo número anotado em dezembro de 2013. No entanto, no comparativo com janeiro de 2012 e 2013, o índice ficou bem abaixo.

Segundo o INC, em janeiro do ano passado o índice registrou 152, e no mesmo período, em 2012, registrou 178 pontos. Os dados indicam que não ocorrerão grandes oscilações nos números nos próximos meses, que de acordo com a ACSP, está atrelado a cautela no consumidor brasileiro que aguarda quais serão os estímulos que serão adotados na economia brasileira.

“Os números mostram que o consumidor brasileiro não espera grandes mudanças na economia, mas é preciso ressaltar que, tudo isto é apenas um retrato, já que outros fatores podem influenciar tanto o indicador quanto a economia durante o ano”, falou Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).

O INC varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. As mil entrevistas domiciliares para o INC de dezembro foram realizadas entre os dias 16 e 27 de janeiro em 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas.