Notícias

Mais de 3 milhões de empresas possuem certificado digital

Guarulhos, 22 de outubro de 2013

Três milhões. Este é o número de empresas que possuem certificados digitais no Brasil. A informação é do Instituto Nacional de tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada a Casa Civil da Presidência da República. Segundo o órgão, são emitidos por mês no país aproximadamente 200 mil certificados.

 De acordo com o ITI, 80% dos certificados emitidos são portáteis – mais conhecidos como A3, ou seja, podem ser utilizados pelos usuários por meio de pen drives ou tokens. Os de tipo A1, que ficam instalados nos computadores, representam 660 mil.

Em Guarulhos, os empresários e sindicatos que precisarem do Certificado Digital pode adquirir a tecnologia na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). A entidade, por meio da Autoridade Certificado – Valid, disponibiliza o serviço, que proporciona benefícios exclusivos para associados.

Os certificados digitais são compostos por um par de chaves (pública e privativa) e a assinatura de uma terceira parte confiável – a Autoridade Certificadora – AC. Atualmente o usuário pode utilizar o e-CNPJ e o e-CPF por meio do Smart Card, cartão capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais; e do Token, que possui as mesmas características do Smart Card e pode ser conectado a qualquer computador por uma porta USB depois de instalar seu driver e software.
                        
Os interessados em adquirir a Certificação Digital da ACE-Guarulhos podem solicitar o serviço diretamente na Casa do Empreendedor – avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima – ou pelo telefone, 2137-9312.