Notícias

Secretário de Alckmin ministra palestra na ACSP

Guarulhos, 14 de outubro de 2013

O panorama do setor elétrico no Estado de São Paulo foi o tema da reunião do Conselho de Economia (COE) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) nesta segunda-feira, 14, na capital paulista, com palestra do secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal.

Ele falou sobre o leilão da usina hidrelétrica de Três Irmãos, que fica entre os municípios paulistas de Pereira Barreto e Andradina e é controlada pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Aníbal revelou que nesta segunda-feira será realizada, no Rio de Janeiro, a primeira reunião sobre a indenização que será paga pelo governo federal ao governo paulista pela usina. “O interesse público precisa estar acima do empresarial”, ressaltou.

O secretário de Energia também defendeu o investimento em fontes alternativas de energia, como o etanol. “O Brasil deveria exportar etanol, que é premium, de qualidade, mais puro e menos poluente”. Para ele, o setor vai chamar a atenção de grandes grupos estrangeiros – o que já ocorre com o petróleo. “Estamos trabalhando muito nesse setor, com inovação, tecnologia, com bagaço da cana. O setor é uma dádiva. Que ele se modernize, que apresente recursos humanos qualificados, gere emprego e renda. Não pode ser desestimulado. Esse é o desafio”, afirmou. O secretário de Energia completou que há um ritmo novo se consolidando no setor de energia no Brasil e que por isso, o país poderá ser player no mercado mundial – ávido na área do etanol. 

As energias eólica e solar também foram citadas por José Aníbal. Segundo o secretário, a região de Sorocaba tem um potencial de gerar 13 milhões de MWh/ano. A energia fotovoltaica também gera bastante expectativa, segundo ele: tem potencial de 12 milhões de MWh/ano.

“Essas fontes precisam ser aprimoradas, e também as usinas de geração de energia de processamento de resíduos sólidos – queremos implantar cinco projetos no Estado”, disse o palestrante.