Notícias

Cresce otimismo entre as micro e pequenas empresas

Guarulhos, 24 de junho de 2013

Os donos dos pequenos negócios estão mais confiantes nos rumos da economia. Esse otimismo é comprovado pelo último resultado do Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), estudo realizado mensalmente pelo Sebrae. Em maio deste ano, segundo a pesquisa, o ICPN fechou em 116, um crescimento de 3,6% quando comparado ao índice de 112 registrado no mesmo período em 2012.

Os microempreendedores individuais (MEI) – aqueles com faturamento de até R$ 60 mil por ano e com no máximo um empregado – e o setor da construção são os mais confiantes nesse crescimento econômico. Eles apresentaram, respectivamente, um ICPN de 118 e 120. Quando analisado o resultado por região, o empresariado de estados do Norte foram os que demonstraram maior otimismo em maio.

O mais recente Índice de Confiança dos Pequenos Negócios também aponta uma expansão do faturamento e das contratações pelas micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa do Sebrae, o nível de atividade dos pequenos negócios teve um aumento de 19% se comparado com janeiro deste ano e de 10% se comparado com abril do ano passado. Para os próximos meses, a expectativa de 91% dos entrevistados é de aumento ou estabilidade do faturamento. Os setores que se mostraram mais confiantes foram os de Comércio e Serviços e as regiões onde maior número de micro e pequenas empresas espera ampliar seus negócios foram Nordeste e Sul.