Notícias

Colégio Carbonell implementa projeto de iniciação científica

Guarulhos, 04 de fevereiro de 2013

Na quarta-feira, 30 de janeiro, os alunos do Ensino Médio do Colégio Carbonell conheceram o Programa Syans de Iniciação Científica Júnior. O coordenador do projeto, Willian Girarde, junto com a equipe do colégio, incentivaramm os jovens alunos a vivenciar a experiência científica desde cedo.

Segundo Willian, a Iniciação Científica é uma experiência de pesquisa em ciência voltada para alunos de graduação interessados em investigar e se aprofundar em um tema de sua preferência.

O objetivo do Programa Syans é que o interesse em pesquisas científicas seja despertado nos alunos cada vez mais cedo – ainda no Ensino Médio – e, dessa forma, eles possam se destacar ainda mais durante a vida acadêmica.

“Com o Programa Syans é possível o jovem encontrar a sua essência em reflexão, porque ele vai explorar um assunto que gosta; além de um currículo diferenciado, senso crítico apurado e iniciação à ciência, os alunos crescem como seres humanos mais capazes e preparados para a vida”, explica Willian Girade.

O projeto é totalmente inovador na cidade de Guarulhos e o Colégio Carbonell é um dos únicos do estado de São Paulo que adotou esta prática. Segundo o idealizador do projeto, ao final do Syans os alunos apresentarão seus artigos científicos à uma banca avaliadora e concorrerão a subsídios do CNPq e Fapesp.

A direção do Colégio Carbonell se preocupa ainda em dar apoio aos alunos inscritos no projeto desde a definição do tema de estudo até a confecção do artigo/resumo científico e apresentação em Congressos, como o que acontecerá em julho deste ano na cidade de Recife (Pernambuco).

Segundo a diretora do colégio, Andrea Lourenço, essa é mais uma iniciativa para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer o que existe além do ambiente escolar e se preparar para o mundo acadêmico conhecendo seus potenciais e desenvolvendo cada vez mais suas habilidades.

“Nosso principal objetivo é fazer com que nossos alunos alcancem seus objetivos pessoais e profissionais através de suas próprias escolhas. No entanto, sabemos que a escola tem um papel fundamental para ajudá-los nessas escolhas. Nós procuramos dar a eles tudo o que eles precisam para fazer as melhores escolhas. Acreditamos que o Syans irá ajudar muitos de nossos alunos nesse sentido”.