Notícias

Manifestantes vão às ruas contra reajuste abusivo do IPTU

Guarulhos, 29 de janeiro de 2013

Nem mesmo a chuva que caiu em Guarulhos no último sábado, 26 de janeiro, espantou populares, representantes de entidades e políticos que saíram pelas ruas da cidade para protestar contra o aumento abusivo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2013. A manifestação, convocada por meio das redes sociais, foi pacífica e uma das maiores até o momento, além de contar com o auxílio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.


Jorge Taiar e Wilson Lourenço participaram da manifestação

A concentração da manifestação ocorreu na Tenda do Bosque Maia, que ficou lotado de populares. A passeata, que contou com palavras de ordem contra o reajuste abusivo, cartazes, e um potente carro de som, iniciou por volta das 10h30, já sem a presença da chuva.

Durante o trajeto, que terminou na Praça Getúlio Vargas, manifestantes se revezavam nos discursos, entre eles o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Jorge Taiar, que pediu a revogação do reajuste. “Com certeza, por conta do aumento, tanto comerciantes, prestadores de serviço e a indústria, irão repassar o reajuste para seus produtos”, disse.

Taiar voltou a reafirmar que a entidade, a primeira a se colocar contrária ao reajuste, só esta defendendo os interesses de seus associados e da população. “Nós não fazemos oposição, mas temos posição. Não podíamos ficar calados, sem dar aos nossos associados e a população uma resposta. É preciso ressaltar, porém, que não somos contra o pagamento de impostos, mas o reajuste abusivo proposto pela administração municipal precisa ser revisto”, reafirmou.

Além de Taiar, o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Wilson Lourenço, também participou do manifesto.

Duas novas manifestações foram agendadas: a primeira ocorre no dia 31 de janeiro, na rua dom Pedro II, e outra no dia 5 de fevereiro, a partir das 14h, no retorno das atividades dos vereadores na Câmara Municipal.