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Pesquisa aponta os campeões de vendas no Natal

Guarulhos, 19 de dezembro de 2012

O consumidor brasileiro entra na reta final das compras para o Natal. Pesquisa nacional encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e realizada pelo Instituto Ipsos aponta que 74,3% dos 1 mil entrevistados pretendem adquirir roupas, calçados e acessórios. A preferência por esses produtos ratifica um comportamento já conhecido pelos especialistas em varejo. O percentual dos presentes de menor valor chega, na pesquisa, a 94% das intenções, quando são adicionados os consumidores que planejam comprar os “presentinhos”. 

“Mas há um bom campo para a compra do segundo presente, porque pelo menos 40% das pessoas ouvidas têm intenção de comprar bens duráveis”, detalha o economista da ACSP, Emílio Alfieri.
 
A série histórica da pesquisa nacional não aponta mudanças marcantes nesse comportamento de compras. Alfieri ressalva, porém, que o perfil das aquisições sofre algumas alterações conforme a conjuntura econômica.

le comenta que no Natal de 2010, um bom momento para a economia brasileira, com oferta de crédito, houve alta das vendas de bens duráveis, na comparação com igual período do ano anterior. Já no ano passado, havia predominância marcante dos chamados presentinhos – como já acontecera em 2009, devido à crise do crédito.
 
“A compra maior ou menor de bens duráveis depende de se ter ou não oferta de crédito; do quanto as pessoas estão endividadas e, neste Natal, de um suposto fim do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados ) para a linha branca, de móveis”.