Notícias

Natal promete boas vendas

Guarulhos, 02 de outubro de 2012

A proximidade do final do ano já influencia positivamente a disposição do consumidor paulistano para ir às compras. O balanço da movimentação do comércio local no mês de setembro, divulgado ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com efeito calendário corrigido pela média diária, mostra crescimento de 3% nas vendas a prazo e de 4,3% nas transações à vista, na comparação com igual mês de 2011. Em igual base de comparação, a inadimplência deu um sinal vigoroso de queda, no mês passado.

 “Considerando a continuidade dos estímulos financeiros e fiscais, a geração de empregos, a alta da massa salarial e a sinalização favorável de queda na inadimplência, a perspectiva é que as vendas acelerem neste último trimestre”, afirmou o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.
 
O balanço da movimentação do varejo na Capital paulista, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV/ACSP), é baseado em amostra de consultas da clientela da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
 
Comportamento – O economista do IEVG, Emilio Alfieri, explica que o ajuste pela média diária, no balanço de setembro, traz um retrato mais fiel do comportamento de compra do consumidor paulistano, por eliminar o efeito calendário do período – o último dia de setembro foi um domingo em 2012, e uma sexta-feira, no ano passado. “O acompanhamento do indicador, até o dia 29 de setembro, mostra números próximos aos da média diária”, ratifica.
 
Sem a correção do efeito calendário, o Indicador de Movimento do Comércio a Prazo (IMC/SCPC) recuou 1,1%, na comparação entre o mês passado e setembro de 2011. No mesmo período, o Indicador de Movimento de Cheques (ICH/ SCPC Cheque), parâmetro das compras à vista, cresceu apenas 0,1%. 
 
No acumulado do ano, as compras à prazo cresceram 2,5% e as aquisições à vista, 2%, segundo a pesquisa.

Inadimplência – A outra notícia boa do balanço de setembro está relacionada ao pagamento dos carnês em atraso. O Indicador de Recuperação de Crédito (IRC) do período cresceu 25,5%, ante igual mês de 2011, enquanto o Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI) saltou apenas 1,5%.
 
“O crescimento de 25,5% foi beneficiado pelas grandes campanhas de renegociação que vêm sendo feitas, como a da Boa Vista Serviços, e pela antecipação do pagamento do 13º salário para os aposentados “, explicou Alfieri.
 
Além disso, acrescenta o economista da ACSP, o consumidor priorizou o pagamento de dívidas porque, em agosto, antecipara a compra de produtos, como os de linha branca, temendo que eles perdessem os benefícios fiscais, (redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI).
 
Dia dos Pais – O movimento de vendas de agosto, impulsionado pelo IPI reduzido e também pela comemoração do Dia dos Pais faz daquele mês uma base forte, na comparação com a movimentação de setembro.

O balanço da ACSP mostra que de agosto para setembro, tanto as vendas a prazo (IMC), quanto as transações à vista (ICH) recuaram, respectivamente 4,1%  e 11,5%.
 
Os indicadores de inadimplência, na variação mensal, mostram um setembro com recuo de 8,9% no número de novos registros de dívidas em atraso e expressivo crescimento (15,3%) da recuperação de crédito.
 
“A queda dos novos registros está dentro da sazonalidade, mas a alta de 15,3% na recuperação nos surpreendeu”, comenta Alfieri. O comum, para o período, seria o indicador apresentar ligeira queda. “Os motivos são aqueles já apontados, como a antecipação do 13º salário”, justifica Alfieri.