Notícias

Julho apresenta queda na abertura de empresas

Guarulhos, 21 de agosto de 2012

O número de empresas que abriram as portas no mês de julho deste ano, em Guarulhos, caiu 0,91% ante o mesmo período de 2011. De acordo com dados do site da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o sétimo mês de 2012 registrou 1.092 novos empreendimentos ante 1.102 apontados em julho de 2011.


Em julho, cidade apresentou queda na abertura de empresas

Do total destas novas empresas, a maioria são micro e pequenas, que somam 1.047 ante 45 denominadas como “normais” pela Jucesp. O site mostra ainda que 45 dos novos empreendimentos são os chamados “Empreendedores Individuais”.

Já o comparativo do acumulado dos sete primeiros meses de 2012 ante o mesmo período de 2011 aponta para um crescimento na abertura de empresas de 20,93%. Em 2012, a Jucesp registrou a abertura de 7.807 empreendimentos ante 6.456 no ano anterior.

EI – A Prefeitura de Guarulhos divulgou recentemente que a cidade conta com 20 mil Empreendedores Individuais, nova figura jurídica que vem permitindo a formalização de diversos pequenos negócios que antes trabalhavam na ilegalidade.

“Os números mostram que Guarulhos continua sendo um importante celeiro para quem deseja empreender. Mas, o que mais impressiona, é o avanço dos empreendedores individuais, figura jurídica que surgiu dentro do sistema das Associações Comerciais e que tem permitido muitas pessoas se tornarem empresários que trabalham na legalidade”, disse Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).

Posto –
A ACE-Guarulhos mantém um posto de arrecadação de documentos na Jucesp. Na entidade, o empreendedor pode registrar, alterar e baixar documentos societários, sem burocracia e em algumas horas. Entre os serviços disponíveis, estão: Processo Expresso e Comum, Busca de Nome e NIRE, Ficha de Breve Relato (FBR Online), Cadastro Digital, Preenchimento de Formulários, Certidões, Fotocópias, entre outros.
 
O posto fica na Casa do Empreendedor, na avenida João Bernardo Medeiros, 278, no Bom Clima – ao lado do Paço Municipal. Informações: 2137-9314.