Notícias

Campanha Nacional de Atualização Vacinal ocorre sábado

Guarulhos, 15 de agosto de 2012

Neste sábado, dia 18, todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a uma unidade de saúde para atualizar a sua carteirinha de vacinação. Além de colocar em dia todas as doses do calendário básico, a Campanha Nacional de Atualização Vacinal introduziu duas novidades: a Vacina Pentavalente e a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP).

A pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, infecções causadas por Haemophilus influenza tipo B (como, por exemplo, infecções do ouvido e da garganta) e Hepatite B.

A Pólio Inativada, por sua vez, é destinada às crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil. Nestes casos, elas irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a VIP, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e os reforços (aos quinze meses e aos quatro a seis anos de idade) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

A abertura da Campanha Nacional para a verificação e atualização do esquema vacinal das crianças acontece neste sábado. Porém a ação se estende até o próximo dia 24, com a disponibilização das seguintes doses: BCG (formas graves de tuberculose), Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite, Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

A relação completa das unidades que estarão abertas neste sábado, com endereço e telefone pode ser encontrada no portal da Prefeitura na internet, no endereço www.guarulhos.sp.gov.br.