Notícias

Rede Fácil completa 10 anos com 5 milhões de atendimentos

Guarulhos, 14 de agosto de 2012

A Rede Fácil completou 10 anos neste domingo (12) totalizando cerca de 5 milhões de pessoas atendidas e mais de 8 milhões de serviços encaminhados. Resultado do trabalho permanente de modernização administrativa da Prefeitura, a rede é formada pelo Fácil Unidade Móvel e mais 10 unidades de atendimento ao cidadão (Bom Clima, Presidente Dutra, São João, Parque Jurema, Taboão, Cumbica, Vila Galvão, Fácil Transportes e Trânsito, Fácil Empresarial e Centro) localizadas em várias regiões da cidade.

A rede Fácil conta com 174 servidores capacitados e treinados e disponibiliza 700 serviços da Prefeitura e do Saae ao cidadão. Entre os mais solicitados, estão emissão de segunda via de conta de água e de tributos, parcelamento e levantamento de débitos, ligação de água, alteração cadastral, informações, certidão de valor venal, alvarás, entre outros. 

Para o secretário de Administração e Modernização, Vitor Kleber Almeida Santos, a criação das centrais de atendimento ao cidadão promoveu uma revolução no atendimento à população. “A rede Fácil é uma referência a vários municípios do país por promover uma revolução na qualidade e eficiência na prestação de serviço à população. Oferece atendimento focado no respeito ao cidadão com servidores capacitados e em locais confortáveis e com acessibilidade, aproximando a solicitação dos serviços públicos municipais aos moradores das diversas regiões da cidade”, disse Vitor.

O desenvolvimento do Fácil, segundo o secretário, se observa através de novos produtos oferecidos que buscam a melhoria constante do serviço e proporcionam mais facilidades aos cidadãos como o Envelope Fácil, a ampliação de serviços pela internet e o Fácil Unidade Móvel. “Parabéns à Cidade de Guarulhos, aos idealizadores do projeto Fácil e, principalmente, aos funcionários que desempenham um papel importante na manutenção da qualidade do atendimento”, finalizou Vitor.

O contador Francisco Fernandes da Costa, conhecido como Da Costa, é um dos munícipes pioneiros na utilização da rede Fácil. “Sou um dos fundadores do Fácil, pois desde que começou a funcionar venho aqui toda semana. Presenciei a implantação de sistemas e os aprimoramentos feitos para melhorar o nosso atendimento”, declarou. Ele procura a unidade para abertura, encerramento de firmas e alterações de cadastro dos clientes. Morador do Inocoop, Da Costa conta que, mesmo tendo a agência Presidente Dutra perto de casa, sempre vai à agência Bom Clima (a primeira a entrar em funcionamento). “O pessoal é muito atencioso e, ao longo desses anos todos, vindo uma, duas até quatro vezes na unidade, acabei fazendo amigos”, explicou o contador.

Pensamento similar tem o projetista Humberto do Nascimento, morador da Ponte Alta que trabalha com obras de reforma e construção e um dos pioneiros a frequentar a agência no Paço Municipal. “O atendimento é cem por cento. Sempre bem informados e atenciosos, os funcionários são gente fina”, afirmou o projetista.

Já o comerciante Alfredo Saab, de 28 anos, esteve apenas duas vezes no Fácil: uma para abrir sua imobiliária e outra para obter informações sobre “habite-se”. “A atendente foi atrás, me esclareceu dúvidas bem rapidinho. Foi muito bom o serviço”, finalizou.