Notícias

Desafio Sebrae chega à rodada semifinal

Guarulhos, 28 de agosto de 2012

Cerca de dez mil equipes de todo o país passaram para a rodada semifinal do Desafio Sebrae nos estados, jogo virtual que simula a rotina de uma empresa. Até o fim de outubro serão conhecidas as 32 equipes que irão para Salvador, na Bahia, disputar as etapas semifinal e final. O evento será na Costa do Sauípe, de 9 a 14 de novembro.

Segundo a analista de Capacitação Empresarial do Sebrae, Lídia Henrique, o objetivo principal da competição é disseminar a cultura empreendedora entre os universitários que buscam caminhos para o começo da vida profissional.

Ela ressalta que os jogos também têm o papel de incentivar a competitividade, a ética e a capacidade gerencial. “Cada equipe em sua chave terá uma condição distinta, baseada nas decisões tomadas anteriormente, e estarão disputando o mesmo mercado, exatamente como no mundo real. Vale lembrar que a cada rodada o jogo fica mais difícil”, ressalta a analista.

O Desafio Sebrae está na sua 13ª edição. Segundo Lídia, é grande a distância entre o aprendizado acadêmico e a prática, daí a importância do Desafio. “A simulação por meio de jogos é uma forma extremamente eficaz de transmitir, gerar e manter conhecimentos, além de provocar a tomada de decisão quanto à vida profissional dos participantes”, avalia.

Lídia ainda destaca que o Blog do Desafio Sebrae está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2012, com o tema Empreendedorismo Digital. Em sua quarta edição, o prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural que reconhece, mediante votação popular (júri popular) e acadêmica (júri acadêmico), os blogs brasileiros mais populares. Para votar, é só acessar www.blog.desafio.sebrae.com.br.

Todos os finalistas do Desafio Sebrae e os professores indicados pelas equipes são premiados com um iPad. A equipe campeã do Brasil e o professor indicado por ela ganham uma viagem internacional a um país com centro renomado de empreendedorismo, além de cursos da FGVOnline (Fundação Getúlio Vargas) e de inovação do Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia). As equipes que conquistarem o segundo e terceiros lugares também ganharão cursos de inovação do Coppe/UFRJ e cursos da FGVOnline.