Notícias

OMS alerta sobre aumento de casos da gripe H1N1

Guarulhos, 19 de julho de 2012

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta para que o Brasil concentre mais esforços na prevenção da gripe H1N1, ou influenza A. Em todo o país, segundo dados do Ministério da Saúde, foram notificados, no primeiro semestre deste ano, 2.047 casos da doença. Já em Guarulhos, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, foram registrados neste ano apenas 5 casos – número infinitamente menor do que o verificado desde o surgimento dos primeiros casos, em 2009, que somaram 305 pessoas infectadas.

A gripe H1NI é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias e a transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas.

Ela se dá principalmente pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Já os sintomas são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes como febre alta de início repentino; dores muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações; irritação nos olhos; tosse; coriza e cansaço. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia.

A população deve redobrar a atenção principalmente lavando frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetando-as com produtos à base de álcool; evitando aglomerações e o contato com pessoas doentes; não levando as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; e não compartilhando copos, talheres ou objetos de uso pessoal. Além disso, é de extrema importância evitar a automedicação, procurando um médico em qualquer suspeita.