Notícias

Alckmin recebe prefeito de Guarulhos

Guarulhos, 17 de julho de 2012

O prefeito Sebastião Almeida foi recebido pelo governador Geraldo Alckmin na segunda-feira, 16, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Almeida pediu a Alckmin que Guarulhos seja incluída nos planos de expansão do Metrô de São Paulo, mais especificamente no projeto da Linha 19, que vai sair da Zona Sul de São Paulo rumo ao Aeroporto Internacional. “Esse é um traçado muito interessante, porque permite fazer uma conexão entre o aeroporto, nossa rede hoteleira e nosso comércio”, afirmou o prefeito. “É o modelo de transporte que defendemos”.


Alckmin, Almeida, Alencar e Pereira

O governador Alckmin se comprometeu a avaliar o pedido da Prefeitura. “Já iniciamos o projeto funcional da Linha 19, que atenderá a Zona Norte e também Guarulhos. Vamos fazer estudos nesse caso”, afirmou. Segundo ele, a cidade terá uma estação de trem até o final de 2014, que funcionará na Linha 13, com estações no Parque Cecap e no Aeroporto Internacional. “As obras começam no ano que vem”, destacou. Alckmin disse que também pediu à Secretaria Estadual de Transportes que analise a possibilidade de levar uma estação do trem à região do São João, o que foi um outro pedido entregue pela Prefeitura de Guarulhos no encontro. “Fizemos essa reivindicação, porque isso atenderia um número maior de pessoas em nossa cidade”, afirmou o prefeito Almeida.

Almeida também sugeriu ao governador que seja iniciada uma experiência piloto para tentar integrar o Bilhete Único de Guarulhos com os ônibus metropolitanos de São Paulo. “A ideia é que o projeto comece  no Terminal da EMTU do Taboão, uma vez que ali circulam ônibus metropolitanos e municipais. Técnicos da Prefeitura e do Estado vão se reunir e avaliar essa possibilidade nas próximas semanas”, disse Almeida.

Obras de Macrodrenagem –
O governador Geraldo Alckmin também fez questão de ressaltar que o Estado iniciará as obras de macrodrenagem do rio Baquirivu no segundo semestre do ano que vem, no valor de R$ 382 milhões. Os serviços preveem a canalização do rio Baquirivu, a implantação do sistema de macrodrenagem, a ampliação do canal do Baquirivu-Guaçu, a implantação de um parque linear, a construção de lagos de retenção na foz dos córregos Cahoeirinha, Água Suja e Tanque Grande, a ampliação da foz do córrego Cocho Velho e a construção de três reservatórios de retenção, com capacidade para 2,025 milhões de metros cúbicos de reservação para combate a enchentes.

A proposta para a Bacia do Baquirivu foi um dos pedidos da Prefeitura incluídos na Agenda Metropolitana do Alto Tietê, que foi apresentada às cidades da região em março deste ano. “Essa é uma obra muito importante e que vai beneficiar uma região muito castigada pelas chuvas durante a temporada de verão”, afirmou o prefeito.

O encontro no Palácio dos Bandeirantes também contou com as presenças dos deputados estaduais Alencar Santana e Samuel Moreira, respectivamente líderes do PT e do Governo do Estado na Assembléia Legislativa, de Jurandir Fernandes, Secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, Mario Bandeira, presidente da CPTM, e Atílio André Pereira, Secretário Municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos.