Notícias

Venda à vista predomina na 1ª quinzena de junho

Guarulhos, 19 de junho de 2012

O IMC (Indicador de Movimento de Comércio) – vendas a prazo – apresentou queda de 4,2% com um dia útil a menos, na 1ª quinzena de junho de 2012, na comparação com igual período em 2011.

Na mesma base de comparação entre períodos, o ICH (Indicador de Consultas de Cheque) – vendas à vista – caiu 2,9%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada numa amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Esses dados, quando ajustados pela média diária, apresentam alta de 3,8% no IMC e 5,2% no ICH, mostrando um ritmo moderado de crescimento das vendas no varejo. A alta na venda à vista (de 5,2%) foi alavancada pela venda de vestuário, calçados, variedades e outros bens de menor valor, impulsionada pelo clima frio no período do “Dia dos namorados” e pelo êxodo reduzido do paulistano para as praias – o que fez crescer o movimento nos shoppings.

As vendas a prazo de bens duráveis (3,8%) ainda se beneficiam da desoneração fiscal do Governo para a linha branca, que deverá prosseguir até o final do mês.
 
Inadimplência – O IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes) – registros recebidos/carnês em atraso –  apresentou queda de 1,3% na 1ª quinzena de junho, em comparação com igual período de 2011, mas com um dia a menos e alta de 6,9% com ajuste pela média diária.

O IRC (Indicador de Recuperação de Crédito) – registros cancelados/renegociações de crédito – registrou queda de 1,7% (na mesma comparação entre períodos) e alta de 6,5% respectivamente. Esses indicadores sinalizam uma certa estabilidade no atual patamar da inadimplência.