Notícias

Trem de Guarulhos pode ser entregue até junho de 2014

Guarulhos, 30 de maio de 2012

A linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderá chegar ao aeroporto Internacional de Guarulhos até junho de 2014. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Mário Bandeira, na última segunda-feira durante a inauguração da terceira unidade de simulação de operações, instalada no Centro de Controle Operacional Unificado, na estação Brás.

No entanto, dentre as medidas necessárias para agilizar a realização do projeto, o Governo do Estado poderá adiar a construção da estação Cecap. “Queremos ver se, pelo menos, a gente leva a estação do aeroporto em 2014, podendo adiar a estação Cecap, que fica no meio, para o fim do ano”, afirmou o secretário Estadual de Transporte de São Paulo, Jurandir Fernandes.

Orçado em R$ 1,2 bilhão, a CPTM estima que com o lançamento do edital, em dezembro, as obras iniciem após três meses. Assim, haveria 15 meses de prazo para a conclusão da linha. De acordo com o secretário Fernandes, a licença prévia para a obra já foi aprovada e agora a companhia busca a licença de instalação, o que viabilizará o início dos trabalhos.

Além disso, outra medida que agilizará a entrega da obra, será o aproveitamento de um trecho da linha Brás até Engenheiro Goulart. Assim, o governo terá que licitar e construir apenas os quilômetros necessários para chegar a Cumbica.

A linha 13-Jade será toda feita sobre viadutos e passará sobre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, além do Parque Ecológico do Tietê, ligando a Estação Engenheiro Goulart, já existente, ao aeroporto.