Notícias

MPEs fecham 1º trimestre com aumento no faturamento

Guarulhos, 09 de maio de 2012

O 1º trimestre de 2012 foi bastante positivo para a média das micro e pequenas empresas, que apresentaram um crescimento de 8,1% no faturamento, um aumento de R$ 6,4 bilhões, em relação ao mesmo período de 2011.

O diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, faz um balanço do 1º trimestre de 2012: “Nos três primeiros meses do ano, as empresas de micro e pequeno porte faturaram R$ 85,4 bilhões, o que representa um bom resultado. As expectativas para o restante do ano são relativamente favoráveis. Com o crescimento da ocupação e renda na economia e juros básicos menores, o nível de atividade da economia deve crescer no segundo semestre”.

Nesse quadro, “os empresários devem se planejar para aproveitar as oportunidades de vendas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados: gestão do estoque, contratação de temporários e promoções para atrair a clientela precisam ser planejados desde já”, aconselha Caetano.

Embora o resultado do trimestre tenha sido positivo para as micro e pequenas empresas, a indústria teve um desempenho negativo, de – 0,6%. O comércio teve um acréscimo de 11% na receita, e serviços faturou 8,5% a mais no período analisado.

“As reduções nos juros básicos (taxa Selic), registradas nos últimos meses de 2011 e início de 2012, deverão contribuir para um aumento no nível de atividade da economia, no segundo semestre de 2012, inclusive para a indústria”, pontua Pedro Gonçalves, consultor do Sebrae-SP .

Por regiões, na comparação entre o 1º trimestre/12 e 1º trimestre/11, os resultados foram positivas: RMSP (+11,1%), interior (+5%), Grande ABC (+13,1%) e município de São Paulo (+9%).

Quanto às expectativas, em abril/12, os proprietários de MPEs projetam estabilidade para o faturamento da empresa nos próximos seis meses: 50% acreditam em manutenção na receita da empresa, ante 48% em abril/11.

A pesquisa de conjuntura Indicadores Sebrae-SP é realizada mensalmente pelo Sebrae-SP, com apoio da Fundação Seade.