Notícias

Almeida cobra maior participação dos municípios na ONU

Guarulhos, 24 de abril de 2012

Em um discurso na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, o prefeito Sebastião Almeida cobrou maior participação dos municípios na definição das políticas que determinarão o futuro do planeta. O prefeito participou na segunda-feira, 23, de encontro promovido pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e pela UN-Habitat,  com o tema “O futuro que governos locais e regionais querem”. Ele foi recebido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

“Podemos encorajar aqui a tomada de uma decisão histórica, que possibilite realizarmos reformas institucionais para fortalecer o papel da governança local e reconhecer as cidades como representantes diretas da população mundial e participantes legítimas dos debates internacionais”, destacou o prefeito Almeida aos representantes de cidades de todo o mundo.

Como vice-presidente do Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades, Almeida representou não só Guarulhos, mas também  as 246 cidades da Frente Nacional de Prefeitos do Brasil, e outras 230 cidades sul-americanas da rede Mercocidades. O encontro vai selecionar propostas de ações sustentáveis dos municípios, que serão encaminhados pela ONU  Rio + 20, a conferência mundial sobre o clima, realizada no Rio de Janeiro, em  junho.

“Cidades sustentáveis são cruciais para o futuro da humanidade. A contribuição das cidades pode não só garantir o sucesso da Rio + 20, como também ser a base para a realização de uma ‘Nova Agenda Urbana’ na conferência Habitat III, em 2016”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Monn. “Eu conto com vocês para que as vozes das cidades sejam ouvidas”.

Guarulhos – Almeida participou da mesa “Do Rio ao Habitat III”, ao lado dos prefeitos de Montreal (Canadá), Gerald Tremblay, de Istambul (Turquia), Kadir Topbas, do diretor-executivo da ONU Habitat, Joan Clos. “Tendo em vista a preparação para o Habitat III, em 2016, temos a missão de integrar a diplomacia das cidades como contribuição para a transformação política e para o diálogo internacional. Isto é um dever da comunidade internacional neste momento”, disse.

O prefeito de Guarulhos ressaltou que as cidades de todo o mundo buscam repetidamente o reconhecimento de sua posição central nas discussões internacionais. “Especialmente agora, em meio aos desafios provocados pela mudança climática, a definição de políticas de desenvolvimento e acesso a financiamento podem ajudar nas prioridades locais”, afirmou o prefeito.

Almeida também ressaltou a importância do intercâmbio entre os municípios.  “Acreditamos na cooperação internacional das cidades como eixo fundamental para o aperfeiçoamento de nossas políticas locais, que, em conjunto com outras cidades, têm um impacto global”, disse.

Ele aproveitou a oportunidade para destacar a experiência com o Orçamento Participativo em Guarulhos. “Há mais de dez anos, temos lutado para diminuir as desigualdades sociais e o crescimento urbano acelerado por meio da participação popular na definição das políticas públicas, como ocorre com o nosso Orçamento Participativo”, ressaltou.

Segundo o prefeito, as cidades têm buscado espaço em áreas como inovação financeira, técnica e de inclusão cidadã, mobilizando recursos para ampliar a justiça social, a sustentabilidade ambiental e a democracia plena. “Assim, é natural que as cidades desejem, de acordo com suas experiências, competências e legitimidade, participar imediatamente das definições políticas e, sobretudo, das ações políticas que determinarão o futuro do planeta”, acrescentou Almeida.

Exemplos locais – Almeida apresentou projetos desenvolvidos em Guarulhos, como a Recicladora de Entulho do Cabuçu, o Programa Ilhas Verdes (PIV), os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e o CEU Continental, o primeiro projeto de prédio verde a ser construído pela Prefeitura de Guarulhos.

O encontro promovido pela CGLU e pela UN-Habitat reuniu os prefeitos de cidades como Vancouver e Montreal (Canadá), Stuttgart (Alemanha), Istambul (Turquia), Lisboa (Portugal) e Dacar (Senegal).

O prefeito viajou acompanhado pelo coordenador de Relações Internacionais de Guarulhos, Fernando Santomauro. Ele também se encontrou com a embaixadora do Brasil na ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti.