Notícias

Máquina recicladora garante economia de até 40% à Prefeitura

Guarulhos, 19 de abril de 2012

Preservar o meio ambiente e proporcionar mais economia aos cofres públicos. Essas são as principais características da nova máquina instalada na usina de reciclagem de entulho mantida pela Proguaru no bairro do Cabuçu. Adquirido por cerca de R$ 800 mil, o equipamento foi entregue na quarta-feira, 18, pela Prefeitura. 

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, destacou a condição da usina de reciclagem e citou que ela é referência nacional. “Tudo o que é feito na cidade tem o enfoque ambiental. Há uma conscientização por parte da Prefeitura de que tudo tem que ser reaproveitado. Esta recicladora é uma referência no Brasil”, disse.

A máquina aumentará de 15 para 45 toneladas/hora a capacidade de processamento dos resíduos da construção civil que são recolhidos diariamente nos 16 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em toda a cidade. Depois de devidamente separados e reciclados, os resíduos são utilizados na pavimentação de ruas e avenidas.

Além de melhorar a qualidade do serviço, o novo equipamento também irá gerar uma considerável economia para o município, já que a Prefeitura gastará menos na compra de materiais usados na pavimentação e em outras obras, como no acabamento de calçadas, guias e meios-fios, no qual são utilizados produtos feitos através do entulho reciclado.

Para o presidente da Proguaru, Artur Pereira Cunha, a nova recicladora trará benefícios à população. “É preciso ter este tipo de inovação e melhorias na qualidade de vida das pessoas. Vamos sempre trabalhar por nossa cidade e pela condição de vida do guarulhense”, salientou.

De acordo com a Proguaru, a nova máquina deverá proporcionar uma economia de até 40% aos cofres públicos. No entanto, a expectativa é de que este número chegue a 70% até 2014.

Localizada na avenida Benjamin Harris Hunnicutt, 4.400, a recicladora funciona desde 2005. Com exceção de ferro, metal e plástico, o espaço processa qualquer tipo de resíduo procedente da construção – como tijolos, pedras, cerâmicas, cimento –, além de restos de obras domésticas e utensílios quebrados.