Notícias

Endividamento dos paulistanos têm ligeira alta em fevereiro

Guarulhos, 08 de março de 2012
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 42,8% das famílias possuem algum tipo de dívida em fevereiro, contra 42,4% de janeiro.

Para a assessoria técnica da entidade, tradicionalmente, os consumidores gastam mais por conta do Natal e acumulam dívidas com as tradicionais despesas de início de ano, como IPVA e material escolar.
A entidade aponta que a diferença foi pequena, mostrando que os consumidores mantiveram a prudência no início do ano.
Já o número de famílias com contas em atrasos expandiu 1,6 ponto percentual e chegou a 12,1% em ritmo mensal, mas na comparação com fevereiro do ano passado, o indicador apresentou queda de 3,2 pontos porcentuais. 

A pesquisa apontou ainda que a proporção de famílias que acredita não ter condições de pagar total ou parcialmente suas contas no próximo mês ficou em 3,9%, alta de 0,8 ponto em relação ao mês anterior.


O cartão de crédito permaneceu como principal tipo de dívida, sendo utilizado por 67,5% das famílias analisadas, aparecendo na sequência a utilização de carnês (24,5%), crédito pessoal (15,3%) e financiamento de carro (12,4%).