Notícias

ACE-Guarulhos recebe delegação de Moçambique

Guarulhos, 14 de março de 2012

Conhecer as experiências brasileiras voltadas às micro e pequenas empresas. Este foi o principal objetivo de uma delegação de gestores de negócios de Moçambique que estiveram ontem, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).


Moçambiquenhos participaram de reunião na Casa do Empreendedor

Os gestores fazem parte do Projeto de Apoio à Competitividade e Desenvolvimento do Setor Privado (PACDE-MESE) fundado há um ano em Maputo, Moçambique.

Antes de visitarem à ACE-Guarulhos, os moçambiquenhos estiveram na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e na Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Nas visitas às entidades eles conheceram os serviços que as instituições brasileiras prestam aos empreendedores.

Em Guarulhos, eles foram recebidos por Jorge Taiar, (Presidente da ACE), José Roberto Vitorelli (diretor de Comércio Exterior) e por Maurici Dias Gomes (superintendente da ACE). Os dirigentes guarulhenses falaram do desafio de propagar o associativismo e o empreendedorismo, especialmente, em oferecer aos empresários do município soluções de negócios que os ajudem nas decisões do dia a dia.

“Considero esta visita uma troca de experiência riquíssima, em que sempre aprendemos algo com empreendedores de outros países”, disse Jorge Taiar.

O Moçambicano Artur Gobe, gestor do projeto, disse que a vinda ao Brasil foi inspiradora para o trabalho a ser desenvolvido em seu país. “Foi extraordinariamente útil nossa vinda. Aprendemos muito com as apresentações das entidades, especialmente no que devemos implementar e transmitir para empresas de nosso país”, falou.


Dirigentes da ACE e Facesp recepcionaram delegação de mocambiquenhos

Além de Gobe, os moçambiquenhos Daniela Maviune (consultora), Ainade Juma (Consultor) e Victor Tivane (consultor) participaram da visita. Já a Facesp foi representada por Ronaldo de Abreu, responsável pelo setor de produtos e serviços da entidade.