Notícias

Câmara manterá 34 vereadores nas próximas eleições

Guarulhos, 27 de janeiro de 2012

O presidente da Câmara, Eduardo Soltur, afirmou que retirou o projeto, de autoria da Mesa da Câmara, que aumentaria para 35 o número de vereadores em Guarulhos. Sendo assim, nas próximas eleições permanecem as atuais 34 cadeiras para serem ocupadas pelos novos parlamentares. “O projeto não passou para ser votado, por isso decidi retirá-lo”, afirmou Soltur.

O aumento de cadeiras no Legislativo foi aprovado em 2009 pelo Congresso Nacional através de uma emenda que estabeleceu novos parâmetros para a composição das câmaras municipais, sendo criadas 24 faixas de população, que vão de um mínimo de nove vereadores para cidades de até 15 mil habitantes a 55 cadeiras para as cidades com mais de 8 milhões. A prerrogativa para definir o número de parlamentares foi devolvida às câmaras, por meio de alteração na Lei Orgânica do Município. Na época Alan Neto (DEM), então presidente da Casa de Leis, não quis colocar em prática e acrescentar uma nova cadeira.

Soltur tinha aceitado o projeto justificando o crescimento da população guarulhense, atestado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, no final do ano passado, foram convocadas sessões extraordinárias para a votação deste projeto para os últimos dias de dezembro, mas foram canceladas, uma vez em que os parlamentares já estariam de férias.