Notícias

Em busca de quem lhe deve?

Guarulhos, 20 de dezembro de 2011

Localizar inadimplentes “perdidos” sempre foi uma dificuldade para empresas e escritórios de cobrança. Mas as chances de encontrar esses consumidores podem ser ampliadas se uma nova ferramenta for agregada às já comumente utilizadas: as redes sociais. Pesquisa de uma aluna de MBA do Instituto Geoc, que reúne as principais empresas de recuperação de crédito do Brasil, localizou no Facebook 613 inadimplentes, de um total de 852.

A base do estudo foi com devedores de todo o País, que estavam sem pagar há mais de 720 dias financiamentos de veículos, cartão de crédito, empréstimo consignado e consórcio. No estudo foi utilizado apenas o Facebook e buscado inadimplentes “ilocalizáveis”, ou seja, aqueles que já haviam sido procurados, sem sucesso, por telefone, SMS, e-mail e mala direta.
 
Conforme Anna Zappa, superintendente do Instituto Geoc, a localização de 71% dos devedores mostra a eficiência das redes sociais, número bem acima da média de 40% quando utilizados os cadastros de birôs de crédito para a mesma função. “A localização de devedores é um dos gargalos das empresas, que na maioria das vezes não possuem cadastro atualizado de seus clientes e, em caso de inadimplência, não têm como cobrá-los”, explica a superintendente.
 
A busca de inadimplentes pelas redes sociais, na visão de Anna, é positiva até para quem está em débito no mercado. Isso porque há devedores que não conseguem localizar seu credor e outros que nem sabem que estão devendo. “Percebemos que a localização via redes sociais ajuda as duas partes.”
 
A superintendente complementa que a pesquisa é o embrião de um trabalho que terá novas fases, já que o resultado surpreendeu.