Notícias

Seminário discute mortalidade no trânsito de Guarulhos

Guarulhos, 01 de dezembro de 2011

Com o objetivo de discutir a importância da atuação conjunta dos mais diversos setores envolvidos nas ocorrências de trânsito, tanto na esfera municipal quanto na estadual e federal, a Prefeitura de Guarulhos, realiza na sexta-feira, o 1º Seminário Municipal pela Segurança Viária. Entre os debatedores estarão: o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego (ABRAMET), Mauro Augusto Ribeiro; o diretor presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes da Silva; o prefeito de Guarulhos, Sebastião Alves de Almeida; o vice-prefeito de Guarulhos e secretário municipal de Saúde, Carlos Chnaiderman; o secretário municipal de Transporte e Trânsito de Guarulhos, Atílio André Pereira; entre outros.

No dia, um Tratado de Intenções com foco na implantação de ações compartilhadas para o fortalecimento da segurança viária no município deverá ser assinado. No Brasil, de acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), 37.594 brasileiros morreram no trânsito em 2009, sendo 81,4% do sexo masculino. As principais vítimas são jovens de 20 a 39 anos (45,5%). De 1998 a 2008, o total de mortes registradas no trânsito ultrapassou 369 mil, segundo o Mapa da Violência 2011: Acidentes de Trânsito, do Ministério da Justiça. Entre o primeiro e o último ano do período do levantamento, houve crescimento de 23,9% no número de vítimas fatais do trânsito no país.

“Os números mostram que a necessidade para juntarmos esforços é urgente e o seminário, nesse sentido, será de extrema importância, principalmente por tratar de Guarulhos, maior cidade não-capital do Brasil, cortada por importantes rodovias e rota de tráfego intenso 365 dias por ano”, afirma Atílio André Pereira, secretário de Transportes e Trânsito de Guarulhos.