Notícias

Projeto de Qualidade de Vida é instituido na GCM

Guarulhos, 24 de novembro de 2011

Pesquisar o nível de estresse dos servidores da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, no intuito de desenvolver ações de prevenção à saúde e programas de autoestima. Este é o objetivo do inédito Projeto Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública da Prefeitura instituído neste ano pela Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos. O anúncio foi feito na terça-feira durante evento no auditório do paço municipal.

 “A pressão sobre o profissional cresceu proporcionalmente à importância que a Guarda adquiriu em nossa cidade. Por isso, seguindo orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e determinação do prefeito Sebastião Almeida, encomendei este estudo junto à Divisão de Documentação e Gestão de Pessoal, através da psicologia e assistência social, para gerar projetos e programas.”,  afirmou João Dárcio, secretário municipal, que agradeceu a equipe que está desenvolvendo o projeto Qualidade de Vida e também o respaldo do prefeito Almeida.

O levantamento traçará o perfil socioeconômico e familiar do Guarda Municipal; quantificará o número de profissionais; elaborará questionário sobre condições de trabalho, sugestões, nível de saúde do trabalhador, etc. A pesquisa deverá abrangem cerca de 600 dos 760 membros do efetivo da corporação

Na primeira etapa, o estudo levantou informações sobre as condições de acesso e desenvolvimento das atividades funcionais; conhecer condições de saúde; avaliar sintomas de estresse; verificar correlação entre nível de estresse e eventos estressores; propor ações de promoção à saúde. Em fase de tabulação, os resultados serão divulgados no início do próximo ano, orientando novas ações.

Paralelamente, a Invel empresa brasileira, que desenvolve, fabrica e exporta produtos com a tecnologia MIG3® voltados para a saúde, beleza e bem-estar, realizará estudo sobre a redução da dor muscular e cansaço físico em colaboradores da GCM, através do uso de palmilhas Actiive Insole com tecnologia infravermelho. Serão doadas cerca de 750 palmilhas para o Estudo, que será conduzido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Cemafe (Centro de Estudos em Medicina de Atividade Física e do Esporte).

No lançamento da parceria GCM-Invel, o presidente da empresa, Mario Hirata, fez uma apresentação sobre o crescimento do negócio e o desenvolvimento de produtos, hoje exportados principalmente para o Japão. “Temos apenas 12 anos e muito nos orgulha o fato de termos sido premiados em 2008 como o maior crescimento em exportações no Estado de São Paulo”. O presidente da subsidiária japonesa, Yasuyuki Ohi, também compareceu ao evento no bairro do Bom Clima.

Para o prefeito Sebastião Almeida, temos de fazer com que o trabalho seja algo prazeroso que não nos tire a saúde, nosso bem maior.  “Parabenizo a parceria entre a GCM e a Invel, e espero que os nossos guardas saiam ganhando com este estudo”, completou. Em seguida, as autoridades da mesa fizeram a entrega inicial de palmilhas a cinco GCMs: inspetor Zaparoli, CD Selma, CD Adjomar, GCM Andreia  Pereira, e GCM Bruno.