Notícias

Cheque seguro fica mais atrativo

Guarulhos, 18 de outubro de 2011

A partir do dia 28 deste mês os bancos deverão incluir a data de impressão nas folhas de cheques entregues aos clientes para melhorar o controle do uso pelos próprios correntistas e a avaliação do risco de calote pelo recebedor. Segundo dados do Banco Central (BC), a maioria das fraudes com folhas de cheques roubados ocorre com talões impressos há mais de um ano. É a primeira medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) de um conjunto de novas regras que os bancos deverão colocar em prática para o fornecimento e a devolução de cheques a partir do dia 28 de abril de 2012. O objetivo é aumentar a segurança deste meio de pagamento, estimular a boa utilização pelo consumidor e a aceitação pelo comércio.

Para o economista da Boa Vista Serviços (BVS, da Associação Comercial de São Paulo), Flávio Calife, as medidas ampliam as informações sobre o meio de pagamento e tendem a diminuir a incerteza do recebedor sobre os riscos.  Segundo o economista, o comércio sofre muito com os cheques sem fundos. Em setembro, foram devolvidos mais de 1 milhão deles, emitidos por pessoas físicas, segundo dados da BVS.

“A perda do lojista é grande porque é difícil recuperar os valores envolvidos. Com mais informações fornecidas pelos bancos, o lojista vai se sentir mais seguro para aceitar um cheque e, quem sabe, até oferecer um juro menor a um cliente que tem bom histórico de crédito, assim como ocorre com o Cadastro Positivo”, disse Calife.