Notícias

Prefeitura continua a investir em sinalização viária por toda a cidade

Guarulhos, 27 de setembro de 2011

Levantamento do Departamento de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria de Transportes e Trânsito, mostra que foram implantados, de janeiro a julho deste ano, 33.214,12 metros quadrados de sinalização horizontal (marcações em solo, sobre o pavimento das pistas de rolamento, feitas por meio de linhas, símbolos e legendas)

Em relação à sinalização vertical (placas fixadas às margens ou suspensas ao longo das vias públicas), no mesmo período foram colocadas 1.609 placas, sendo 306 sinais de advertência (informações sobre riscos aos motoristas existentes nas ruas e avenidas ou em suas proximidades, como escolas e passagens de pedestres), 1.238 de regulamentação (obrigações, limitações, proibições ou restrições relacionadas ao uso das vias), duas indicativas e 63 de orientação ao trânsito.

A esses números somam-se a implantação de sinalização semafórica em oito cruzamentos da cidade. A Prefeitura procura atender todas as áreas do município com a colocação de sinalização horizontal e vertical. Para tanto, é realizado estudo pelo Departamento de Planejamento e Projetos, outro órgão da Secretaria de Transportes e Trânsito.

Há casos de instalações de sinalização que ocorrem a partir de solicitações da população junto ao Fácil Transportes e Trânsito ou nas unidades da rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão. Os pedidos podem ser feitos também por meio do Disque Transporte e Trânsito, central telefônica 24 horas que atende pelo número 2475-6996.

Todos os pedidos são avaliados e, se forem aprovados, é desenvolvida proposta adequada à região mencionada, que é encaminhada ao Departamento de Trânsito, que fica encarregado de promover a colocação dessa sinalização viária. De janeiro a agosto deste ano, foram implantados 124 projetos na cidade.