Notícias

Guaruex reúne 180 empresas

Guarulhos, 23 de setembro de 2011

Os micro, pequenos e médios empresários guarulhenses tiveram a oportunidade de saber como escoar sua produção e serviços para o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O 4º Guaruex, série de seminários gratuitos voltados aos empreendedores que desejam conquistar o mercado internacional, reuniu 180 pessoas, nesta quinta-feira, 22, no Adamastor Centro.


Evento reuniu 180 pessoas

O prefeito Sebastião Almeida, que aproveitou o “Dia Mundial sem Carro” para utilizar o sistema de transporte coletivo para se deslocar até o Adamastor Centro, participou da cerimônia de abertura: “É uma alegria receber um evento dessa grandeza em nossa cidade. A Prefeitura tem a obrigação de discutir grandes temas econômicos e estimular o debate entre os empresários, sobretudo no que diz respeito ao Mercosul.”

A iniciativa contou ainda com a presença de grandes companhias como Macom, Randon, CFV Metalúrgica e Lamix, além de representantes das prefeituras de Santo André, Várzea Paulista, São Paulo, Diadema e Osasco. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Guaruex teve palestras de especialistas de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Programa de Apoio Tecnológico à Exportação/Instituto de Pesquisas Tecnológicas (Progex/IPT), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), Correios e Banco do Brasil.

“Tudo ocorreu conforme estávamos prevendo. Os participantes conheceram oportunidades e mecanismos de exportação para os países do Mercosul. Agora, nosso próximo passo é conseguirmos montar um calendário de eventos voltados ao comércio exterior que seja integrado à agenda de ações do Ciesp (escritório regional da Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Asec (Associação dos Empresários de Cumbica) e ACE (Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos)”, conta o economista Paulo Nascimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fez parte da comissão organizadora do evento.

O 4º Guaruex teve apoio do Sebrae, Correios, Banco do Brasil, IPT, Ciesp-Guarulhos, Sindasp, ACE-Guarulhos, Associação dos Empresários de Cumbica (Asec), entre outras instituições.