Notícias

Alckmin garante duplicação de avenida ligando Arujá a Guarulhos

Guarulhos, 25 de agosto de 2011

Duplicação da avenida Mário Covas que liga os municípios de Guarulhos e Arujá terão verbas do Fundo Metropolitano de Financiamento da ordem de R$ 24 milhões. Atualmente cerca de 15 mil veículos trafegam pela avenida, com a conclusão das obras, esse número deve dobrar.

O projeto prevê também a extensão da via até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. O trecho deve ter cinco quilômetros de extensão. No final de 1997, quando a avenida foi construída, já estava prevista a continuação em Guarulhos, mas a obra não teve prosseguimento porque o município não apresentou a documentação necessária.

A duplicação faz parte do projeto de prolongamento da via que deve começar no limite dos municípios até a avenida Jamil João Zarif, na entrada do Haroldo Veloso, sempre às margens do rio Baquirivu. A proposta é criar uma alternativa à rodovia Presidente Dutra. A obra contemplará o desassoreamento do rio, diminuindo as chances de enchentes.

Ainda não se tem previsão do número de famílias que serão desapropriadas, mas a extensão deve atingir casas e até mesmo empresas instaladas próximo às margens do Baquirivu. A nova ligação impedirá essas construções irregulares.

O anuncio da duplicação foi feito durante a solenidade de criação da primeira Aglomeração Urbana do Estado de São Paulo, realizada ontem em Jundiaí, quando o governador Geraldo Alckmin garantiu o empenho do governo estadual nas obras da avenida Mário Covas.

Além do governador, estiveram presentes no encontro o prefeito de Arujá, Abel Larini, o secretário do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI), Widerson Anzelotti, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.