Notícias

Doses contra o sarampo ficam disponíveisaté sexta

Guarulhos, 19 de julho de 2011

Para garantir a imunização de todas as crianças de um a seis anos de idade contra o sarampo, a Secretaria Estadual de Saúde decidiu prorrogar por mais uma semana a Campanha de Vacinação contra a doença em todo o Estado de São Paulo. Portanto, os pais que ainda não levaram seus filhos aos postos têm até sexta, dia 22, para fazê-lo. Na cidade, as doses podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 17 horas.

Segundo dados da última prévia, divulgados nesta quinta-feira (14), já foram imunizadas 94.760 crianças no município, o que equivale a uma cobertura vacinal de 83,68%. Para atingir a meta de imunizar pelo menos 95% da população dessa faixa etária, ainda faltam 12.824 crianças para serem vacinadas.

A menor cobertura vacinal na cidade (54,23%) vem se mantendo entre as crianças com seis anos de idade, com 10.109 doses aplicadas, contra uma população estimada de 18.640 pessoas. A imunização daquelas que enquadram na faixa etária de cinco anos (estimativa de 19.346 crianças) também está abaixo da meta, com 14.415 vacinas administradas (74,51% de cobertura).

Para a enfermeira Fabíola Mara Ribeiro, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, é muito importante que todos os pais levem seus filhos para tomar a vacina. “Guarulhos abriga um aeroporto internacional por onde passam pessoas procedentes do mundo inteiro. Por isso, a única forma de proteger as crianças é através da vacina, já que atualmente há registro de muitos casos em outros países, especialmente na Europa”, destaca.