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Consulado americano visita Posto de Atendimento ao Migrante

Guarulhos, 15 de junho de 2011

O Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante recebeu a visita de dois representantes do Consulado dos Estados Unidos, na terça-feira, 14. A finalidade da visita dos diplomatas Maha Armush e Kurt Holmegren, que atuam na área de direitos humanos é conhecer o trabalho de combate ao tráfico de pessoas desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

O posto funciona 24 horas, com 11 profissionais capacitados pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad). Em um ano, a unidade recebeu 290 pessoas, das quais 184 são homens, 99 mulheres e sete transexuais. Ao todo, foram registrados 107 casos de deportação, 39 de inadmissão, 14 retornos voluntários, 22 ocorrências de assédio moral e 29 de maus-tratos praticados pela polícia migratória. Além disso, foram denunciados 17 possíveis casos de tráfico de pessoas, sete de exploração sexual e um de remoção de órgão. Nesse grupo havia seis adolescentes.

Início das atividades –
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania assumiu a administração direta do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante em 24 de março de 2010. A iniciativa permitiu a integração do município à Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e consolidou o serviço de recepção local a partir dos convênios firmados com a Secretaria Nacional de Justiça, a Infraero e a Asbrad.

Histórico – Em 2002, a Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual (Pestraf) apontou a cidade de Guarulhos como uma das principais rotas do tráfico interno e internacional de pessoas. Esses dados foram confirmados pelo mapeamento periódico do Departamento da Polícia Rodoviária Federal.

O Ministério da Justiça realizou, entre os anos de 2005 e 2006, uma pesquisa para identificar as vítimas deportadas ou inadmitidas que desembarcavam no Aeroporto de Cumbica. Esse trabalho contou com o apoio da Asbrad, organização não governamental que atua no atendimento às vítimas de tráfico de pessoas. A pesquisa identificou a necessidade de implantação do serviço especializado, sob coordenação do governo federal para atender os brasileiros deportados e não admitidos que retornam ao país, identificar os casos de tráfico, disseminar informações e ampliar o trabalho de prevenção. Em 2005, a Asbrad instituiu o serviço com o patrocínio da ONG holandesa Cordaid e com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça.

Serviço:

Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante fica no Aeroporto de Cumbica – Terminal 1 – Asa A – Mezanino. Mais informações pelo telefone:2445-4719.