Notícias

Dinheiro manchado: ACE-Guarulhos orienta associados

Guarulhos, 10 de junho de 2011

A nova onda de ataques a caixas eletrônicos provocou uma reação imediata do Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central do Brasil (BC) quanto ao destino das cédulas manchadas com tintas por mecanismos antifurtos instalados nos equipamentos. Para os órgãos, as notas deixam de ter validade, ou seja, não pode ser utilizada como meio de pagamento.

Por conta desta nova regulamentação, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) recomenda a seus associados que não recebam notas com estas características. As medidas anunciadas pelo BC tem por objetivo a diminuição dos furtos e roubos aos caixas eletrônicos.

Caso algum empreendedor receba cédulas danificadas, a orientação do Banco Central é que a nota seja encaminhada a uma agência bancária que encaminhará a mesma ao BC. Entretanto, caso a cédula seja proveeniente de um saque em um caixa eletrônico, a ACE orienta a impressão do comprovante do saque e que o gerente da agência bancária seja comunicado imediatamente para exigir a troca da cédula.

Quanto aos comerciantes que possuem caixa eletrônico em seu estabelecimento, o presidente da ACE ressalta. “Nos últimos anos aumentou o número de estabelecimentos que oferecem este tipo de serviço ao consumidor. No entanto, a ACE orienta seus associados a avaliarem se vale ou não a pena manter o equipamento, já que muitas vezes o que se ganha pode ser inferior aos danos provocados pelas ações dos marginais”, ressaltou.