Notícias

Esgoto no Calçadão da Dom Pedro II faz comerciantes taparem bueiros com papelão

Guarulhos, 31 de maio de 2011

Os comerciantes do calçadão da Dom Pedro II, no Centro, precisam tapar os bueiros com papelão para amenizar o cheiro desagradável exalado pela tubulação de esgoto, que está suja e entupida.

A aposentada, Hélia Gonçalves, de 67 anos, passa com frequência pelo calçadão e comenta que o cheiro é tão forte que até parece um gás tóxico. “Não paro nem para observar o que tem nas vitrines das lojas próximas aos bueiros, de tão rápido que eu passo para não sentir o odor”, afirma.

Os comerciantes relatam que em dias frios o cheiro é mais fraco, mas quando está quente fica insuportável trabalhar com o atendimento de clientes com um odor tão desagradável.

Não bastasse o cheiro forte exalado pelos bueiros, os comerciantes também reclamam que por causa da sujeira e da tubulação entupida aparecem moscas, baratos e ratos.

De acordo com a Proguaru, uma varrição é feita diariamente no calçadão da Dom Pedro, principalmente quando há bueiros entupidos a empresa utiliza um equipamento específico que facilita desobstruí-los.

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos será feita uma vistoria no local, para identificar a causa do problema. Ser for algo relacionado ao sistema público de esgoto, serão tomadas as providências necessárias. A Secretaria de Obras também fará uma vistoria no local para tomar as providências necessárias.