Notícias

Caminhada pela Paz reúne mais de 500 pessoas

Guarulhos, 24 de maio de 2011

A caminhada pela Paz, realizada no último sábado, 21, na região central de Guarulhos, reuniu mais de 500 pessoas. O evento teve por finalidade promover a Campanha Nacional de Desarmamento Voluntário, do Ministério da Justiça. A ação é de iniciativa da Central do Voluntariado, com um comitê formado por representantes da Guarda Civil Municipal e de outras secretarias da Prefeitura, da Polícia Militar, do Tiro de Guerra, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), de Organizações Sociais e associações de classe.

Na oportunidade, os doutores palhaços da Organização Social Presente de Alegria mobilizaram os cidadãos e cidadãs para aderirem ao ato. Além disso, cerca de 500 bexigas brancas contendo sementes de espécies diversas de plantas, foram lançados ao ar. O ato simboliza a campanha na cidade, já que para cada arma apreendida, a Central do Voluntariado e o comitê da campanha em Guarulhos plantarão uma árvore, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Organizações sociais, escolas públicas ou particulares, empresas que tiverem interesse em receber formação sobre o assunto pode entrar em contato com a Central do Voluntariado pelo telefone 2475-9619 ou pelo e-mail voluntariadoguarulhos@gmail.com.

Quem tiver uma arma e quiser fazer a entrega voluntária deve procurar o posto de coleta na unidade da Polícia Federal, localizada no Aeroporto de Guarulhos, na Rodovia Hélio Smidt s/n º, Cumbica. Antes de fazer a entrega o voluntário deverá preencher uma guia de trânsito com a autorização para poder transportar a arma até o ponto de coleta, obtida no site www.pf.gov.br, ou no endereço da Polícia Federal citado. Os valores da indenização variam de R$ 100 a R$ 300, de acordo com o modelo da arma.