Notícias

Instituto Sou da Paz divulga dados de homicídios por arma de fogo no Brasil

Guarulhos, 19 de maio de 2011

Em palestra sobre desarmamento realizada no Paço Municipal, Bom Clima, o Instituto Sou da Paz, representante em São Paulo da rede nacional Desarma Brasil, divulgou manhã de quarta-feira, 18, dados de homicídio por armas de fogo relativos ao período de 2000 a 2008. A atividade faz parte das ações da Campanha Nacional Campanha Nacional de Desarmamento Voluntário, que no âmbito municipal será organizada pela Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade, por meio da Central do Voluntariado,  em parceria com um comitê formado por representantes da Guarda Civil Municipal e de outras secretarias da Prefeitura, da Polícia Militar, do Tiro de Guerra, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), de Organizações Sociais e associações de classe.

Em 2003, a taxa de homicídios  por armas de fogo em todo o território brasileiro alcançou o maior pico com 36.115 vítimas. Já em 2008, houve uma queda acentuada com 34.678 mortos, com uma média de 95 assassinatos por dia ou um a cada 15 minutos. Também neste ano, elas foram responsáveis, por 69% dos óbitos.

A coordenadora do Fundo Social, Genilda Bernardes destacou que as ações de enfrentamento à criminalidade e as políticas públicas sociais realizadas nos âmbitos federais e municipais foram responsáveis pela queda desse índice.

A representante da entidade, Alice Ribeiro revelou que no ano passado, as armas de fogo foram responsáveis por de 66% dos assassinatos. Quanto à origem, cerca de 70% são nacionais,  calibre 38 e fabricada pelas empresas Taurus e Rossi. Já as munições são desenvolvidas pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), que é uma fábrica brasileira que detém praticamente o monopólio da produção no Brasil.

Além desse levantamento, foram desmistificados temas popularmente conhecidos e de consenso como, por exemplo, quem deve ser desarmado é o bandido e não o cidadão de bem. Outro mito é que a maior parte dos homicídios vitima criminosos, ou que acontecem durantes assaltos, ou ainda em disputas de traficantes de drogas ou em cobranças de dívidas. Segundo Alice, a arma pode matar pessoas da própria família do assassino. Além disso, situações de ciúme e de violência doméstica podem se tornar fatais. Portanto, ela indica que o melhor para a população é se desarmar e romper com a cultura de violência.

A solenidade de abertura da campanha no âmbito municipal acontece no próximo sábado (21), das 9 às 12h, no calçadão da rua D. Pedro II, com a caminhada pela Paz. Na oportunidade, os doutores palhaços da Organização Social Presente de Alegria estarão mobilizando os cidadãos e cidadãs que estiverem presentes para aderirem ao ato.