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Supermercados: redução nas vendas

Guarulhos, 02 de maio de 2011

O crescimento das vendas reais dos supermercados no País foi de 2,79% no primeiro trimestre deste ano sobre igual período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O percentual mostra uma desaceleração em relação ao desempenho dos três primeiros meses de 2010 sobre 2009, quando as vendas subiram 8,61%.

Já a comparação das vendas  de março deste ano em relação a fevereiro último, mostra aumento de 9,28%. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“O crescimento de março em relação a fevereiro é explicado pelo efeito-calendário, pois março teve 31 dias contra 28 em fevereiro. A redução do ritmo de crescimento no primeiro trimestre do ano ocorreu porque não contabilizamos as vendas da Páscoa. O índice deve ser compensado em abril”, afirmou o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Além da sazonalidade do orçamento familiar no primeiro trimestre – comprometido com despesas escolares e de transportes –, outro fator que explica o ritmo de crescimento menor no período em relação a 2010 foi uma leve redução da demanda, em razão do aumento das taxas de juros. “O crédito teve leve recuo e apenas a informação sobre a elevação dos juros afetou as decisões dos consumidores”, disse Honda.