Notícias

Projeto de lei que permite prefeitura pedir empréstimo de R$ 3 milhões é adiado

Guarulhos, 18 de abril de 2011

A votação do projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Guarulhos a adquirir empréstimo de quase R$ 3 milhões com o Banco do Brasil para a implementação do Programa de Intervenções Viárias (Provias) foi adiada. A proposta seria votada na sexta-feira em sessões extraordinárias, mas foi adiada por falta de parecer das comissões de Finanças e Orçamento, Obras e Serviços Públicos e ainda a de Trânsito e Transportes.

Pelo Regimento da Câmara Municipal não é permitido que haja sessões na Semana Santa, o que permitirá a apreciação do projeto somente no dia 25, a partir das 14h. Apesar de ser de interesse do Governo, o baixo número de vereadores na sessão – 22 de 34 – contribuiu para o adiamento, já que o projeto precisa de 18 votos e os parlamentares do Centrão prometem votar contrariamente ao empréstimo.

A verba destinada pelo Banco do Brasil será utilizada, segundo o Executivo, para a aquisição de máquinas e equipamentos para serviços viários. O vereador Eduardo Carneiro (PSL) afirma que os governistas fizeram manobra para não perderem na votação. “O dinheiro arrecadado por multas tem que ser aplicado para a otimização do trânsito. Não precisa de empréstimo. Esse governo só faz lambança”, diz. O líder do Governo, vereador José Luiz (PT), alegou que a falta de pareceres atrapalhou a votação. Já o presidente do Legislativo, vereador Eduardo Soltur (PV), afirma que o projeto e de interesse do Governo e até vereadores do PT estavam ausentes.

Foi a segunda sessão na semana que não foi votado nenhum item. Na quinta-feira, a sessão foi encerrada por falta de quórum, ou seja, não havia número suficiente de vereadores para serem votados projetos. A justificativa era de que a maioria estava em audiência pública na Assembleia Legislativa, contudo, somente dois parlamentares compareceram realmente no evento.