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Classe C lidera confiança

Guarulhos, 13 de abril de 2011

A confiança do consumidor brasileiro continua forte. É o que mostra o Índice Nacional de Confiança (INC) medido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o Instituto Ipsos. O levantamento indica 157 pontos em março, resultado igual ao de fevereiro. Em março de 2010, o indice foi de 150. A medição varia de zero a 200 pontos.

A região mais otimista do País é a Sul, com 186 pontos em março (175 em fevereiro). Já a menos otimista é a Nordeste, com 136 pontos, que teve recuperação em comparação ao mês anterior (123 pontos).

A classe C lidera o ranking – é a que se mostra mais confiante, com 163 pontos em março, acima dos 157 de fevereiro. Já a classe A/B registrou ligeira queda, com 152 pontos (156 no mês anterior). A classe D/E também apresentou pequeno recuo no otimismo: de 144 em fevereiro para 137 no mês passado.
Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados se sentem seguros no emprego. Entre os menos confiantes, o cenário piorou: 19% em março, ante 17% do período anterior.

Segundo o economista-chefe e diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, o índice mostra expectativa do consumidor muito positiva – situação que não deve mudar nos próximos meses. “Um dos fatores que preocupam o consumidor é o mercado de trabalho. Como a oferta de emprego está indo bem, não haverá influência negativa. As pessoas se sentem seguras para comprar.”

Outra razão que poderia pesar no ânimo é o medo da inflação. “O otimismo dos consumidores de renda mais baixa foi um pouco influenciado pela alta nos preços dos alimentos. Se a inflação continuar subindo, terá impacto nas outras classes. Mas a indicação não é essa”, diz o economista da ACSP. Para ele, não há motivo para acreditar que a inflação sairá do controle.