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Servidores participam de capacitação com professor da FGV

Guarulhos, 29 de março de 2011

Um total de 180 funcionários da Prefeitura lotou o auditório do Adamastor Centro na última sexta-feira, dia 25, para participar da palestra “Capacitar para quê? O engajamento dos servidores na busca por resultados” ministrada pela professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e coordenadora do mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas, doutora Regina Silvia Viotto Monteiro Pacheco. A palestra, promovida pelo Departamento de Modernização Administrativa da Secretaria de Administração e Modernização, abriu o segundo ano do Programa de Formação Continuada dos Servidores.

“O objetivo da secretaria é atingir o maior número de servidores e, para isso, tem-se utilizado do Programa de Formação Continuada que promove cursos na Esap (Escola de Administração Pública Municipal de Guarulhos) e também ciclos de palestras cujos conteúdos discutidos são tratados por profissionais altamente qualificados, de universidades e instituições reconhecidas”, afirmou o secretário de Administração e Modernização, Marco Arroyo, na abertura da palestra.

Arroyo também falou da adesão dos funcionários ao programa. “Os ciclos de palestras já realizados foram bem aceitos pelos servidores. O que se vê são trabalhadores em vários níveis de formação, de operacionais até os mais qualificados em função de direção, participando dos debates,” destacou o secretário.

O Estado brasileiro, de acordo com a professora Regina, nos últimos 15 anos vem tentando se reformar, enfrentando o desafio de melhorar a qualidade do serviço público, manter o gasto sob controle e tornar-se mais transparente para a sociedade. “A opinião pública é cada vez mais crítica, em razão do acesso às informações possibilitado pelo desenvolvimento tecnológico. Há pressão por mudanças no Estado: melhoria no desempenho dos funcionários, mais transparência nas ações e eficiência na prestação de serviço”, explicou.

Segundo a professora da FGV, a sociedade atual não aceita a visão tradicional de profissionalização, burocracia e clientelismo no serviço público. “O profissional tem de responder aos desafios e às competências com transparência, assumindo responsabilidades com foco no cidadão e com uma visão integrada da sua missão”, disse Regina.

Na opinião da palestrante, oferecer serviços públicos de qualidade aumenta o apoio dos cidadãos e melhora a confiança no governo. “Para isso, é necessário definir padrões e compromissos com o cidadão”, finalizou.