Notícias

Consumidor um pouco menos confiante

Guarulhos, 11 de fevereiro de 2011

O Índice Nacional de Confiança (INC), medido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o instituto Ipsos caiu dois pontos em janeiro, na comparação com dezembro de 2010, mas é o segundo maior da série histórica, atingindo 161 pontos. Apesar do ligeiro recuo no índice, a pesquisa mostrou que a maioria dos consumidores está disposta a comprar bens duráveis, principalmente eletrodomésticos.

A Classe C perdeu um pouco de posição no grau de otimismo, mas ainda lidera. Ao avaliar os resultados do levantamento, o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, afirmou que o otimismo persiste. “Mas esperamos que a alta dos juros não pese a ponto de reverter as expectativas ainda favoráveis para este ano”, alertou.

A pesquisa detectou que os consumidores das regiões Norte e Centro-Oeste continuam os mais otimistas, mantendo praticamente os 200 pontos registrados em dezembro de 2010. Uma das hipóteses para o desempenho pode estar ligada à alta internacional dos preços dos alimentos. Em segundo lugar, aparece a região Sudeste, com 168 pontos, seguida da Sul, com 167 pontos, e da Nordeste, com 135 pontos. No ranking, a principal alteração foi o recuo da posição da Região Sul, que perdeu 14 pontos, passando do segundo para o terceiro lugar, provavelmente em decorrência das chuvas.