Notícias

Vendas a prazo crescem 8,7%

Guarulhos, 12 de novembro de 2010

O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), elaborado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), apontou em outubro alta de 8,7% no número de consultas nas vendas a prazo em comparação a igual mês do ano passado. Os  números confirmam que continua o movimento de expansão de compras a crédito e de financiamentos ao consumidor observado nos últimos meses.

Segundo o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP Emilio Alfieri, o mês passado registrou um dia útil a menos quando comparado a outubro de 2009, diminuindo a média mensal. Tanto é assim que pela média diária haveria aumento de 13,1%. “Trata-se do domingo de eleição que afastou os consumidores da lojas em um dia que já se tornou um dos melhores de venda para o varejo.” Mesmo assim, ele salienta que o INCC está bastante robusto o que sinaliza um Natal de boas vendas em 2010.

A expectativa da ACSP é que as consultas para as vendas de final de ano cresçam entre 10% e 12% em comparação com igual período de 2009. Um dos motivos seria a confiança do consumidor, que seguro na manutenção do emprego por conta do bom momento econômico, torna-se mais predisposto a assumir compromissos de longo prazo.

O Sudeste apresentou a maior expansão nas consultas (11,5%), seguido de Nordeste (10,9%) e Norte (5,2%). Centro-Oeste e Sul tiveram altas de, respectivamente, 3,5% e 1%.

Quanto à inadimplência, em outubro houve queda de 2,6% nos registros recebidos que mostram os nomes negativados. Já os cancelamentos, que apontam os pagamentos das dívidas em atraso ou renegociações, aumentaram 4,2%, ambos na comparação com igual mês de 2009. “O crescimento do emprego formal tem relação direta com esse resultado”, finaliza Alfieri.