Notícias

Para ACSP, eleição não afeta varejo

Guarulhos, 16 de setembro de 2010

As vendas do comércio varejista estão garantidas até o Natal, em razão da volta da confiança do consumidor brasileiro no segundo semestre. A avaliação foi feita ontem durante a reunião do Conselho Consultivo do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), realizada na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O encontro tratou ainda da consolidação da Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic) e do perfil adequado de liderança corporativa.

De acordo com o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, nem mesmo as eleições alterarão esse quadro animador. “Existe uma percepção de que o ciclo político não trará mudanças radicais à economia porque temos um mercado interno em franca expansão, atraindo investimentos externos e a expectativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça em torno de 7,4%”.

“O consumidor está bastante otimista com a situação econômica e isso mostra que as vendas do comércio irão de vento em popa até o Natal”, afirmou o economista. Ele lembrou que o Índice Nacional de Confiança de agosto, calculado pela ACSP e pelo Instituto Ipsos, cresceu 10,7% na comparação com o mês anterior – passando para 155 pontos.