Notícias

O que é Empreendedorismo?

Guarulhos, 23 de agosto de 2010

Na última semana de junho deste ano, colaboradores do Sebrae Nacional se reuniram para discutir o tema “O que é empreendedorismo?”. Um posicionamento foi recorrente: ser empreendedor não significa ser empresário e vice-versa. “Acredito que o empresário para ter e manter o sucesso deve ter muito de empreendedor, mas nem todo empresário ou executivo é empreendedor”, afirma a empreendedora Etiene Rosa.

Outra empreendedora que ressalta essa diferença entre os dois conceitos é Leila Schmidt. Segundo ela, “o termo ‘empreendedor’ se mistura erroneamente com ‘empresário’”. Para Leila, o empreendedorismo é muito mais uma atitude do que uma atividade. “A essência do empreendedorismo é uma necessidade, uma compulsão, enquanto ser empresário é uma condição”.
 
O empreendedor Alisson Lannes defende que ser empresário nada mais é que ser administrador. De acordo com ele, o empreendedorismo vai além dessa condição. “Empreendedorismo é a realização de uma idéia, e isso independe de ser empresário”.
 
A empreendedora Daniela Falcão conta uma experiência interessante. Certa vez, ela teve de ministrar uma palestra para alunos do 3º ano do ensino médio sobre o que é empreendedorismo. Segundo Daniela, ela propôs que os próprios alunos pensassem na resposta a esta pergunta e eles chegaram ao seguinte conceito: “Empreender é ter vontade de fazer acontecer coisas na área profissional, sem ter medo de desafios e obstáculos”.
 
Teoria – Segundo o teórico Louis Jacques Filion, as diferentes conceituações de empreendedorismo devem-se ao fato de que cada empreendedor elabora o conceito com base no seu campo de atuação. Assim, segundo Filion, “os economistas associam o empreendedor com a inovação, enquanto os comportamentalistas se concentram nos aspectos criativo e intuitivo”.
 
Os empreendedores Leila, Allison e Daniela foram entrevistados via Comunidade Empreendedor BRasil (www.empreendedorbrasil.com.br) da qual fazem parte Pedro Valadares e o Wilson Giglio.
 
Na sua opinião, o que é ?
Escreva para nós: wilson@parceirodosempresarios.com.br

Wilson Giglio é diretor de Capacitação da ACE e consultor em Gestão Empresarial