Notícias

ACE apresenta sugestões para o trânsito a STT

Guarulhos, 16 de agosto de 2010

Atenta aos problemas no trânsito de Guarulhos, a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos tem exercido um papel importante no diálogo com o poder público. Por meio da diretoria de Transporte e Trânsito, a entidade tem apresentado alternativas para Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Na última quarta-feira, 11, dirigentes da ACE reuniram-se novamente com técnicos da pasta. Na ocasião foram apresentadas sete propostas que tem como alvo as recentes mudanças em vias do município e que vem provocando enormes congestionamentos.


Na avenida Paulo Faccini próximo ao cruzamento com a avenida Tiradentes o congestionamento aumentou

 
Participaram da reunião o Wilson Lourenço (presidente da ACE), Felipe Claro (diretor da ACE) e Sérgio Trevisan (diretor suplente da ACE). As sugestões atingem vias como a Rua Francisco de Paula Santana, Rua Brás Cubas, entre outras. De acordo com Claro, a STT tem tido uma postura positiva ao discutir os problemas com a entidade. Ele adiantou que a secretaria pretende dividir os problemas da cidade por região. “A Suzana Nogueira, diretora da STT, está atenta aos problemas, o que é muito bom. Eles disseram que pretendem resolver cada caso. Por isso considero que a reunião foi positiva”, disse.

Sérgio Trevisan também considera positivo o diálogo com a STT, porém ele ressalta que as mudanças no trânsito de algumas vias foram desnecessárias. “Eles estavam com tanto medo do que poderia acontecer com o tráfego após a inauguração do Viaduto Cidade de Guarulhos que eles mexeram em vias que não precisavam, ou seja, o remédio utilizado foi muito forte”, falou.

Trevisan utiliza como exemplo o congestionamento da avenida Paulo Faccini próxima a uma padaria. Para ele, a falta de sincronismo nos semáforos da via, aliado a mudança de direção da rua Brás Cubas ocasionou o problema. “Depois da abertura do viaduto, aumentou o número de veículos que utilizam a Paulo Faccini. É preciso implementar a famosa ‘onda verde’ para permitir que os veículos fluam, sem parar, em direção a rodovia Presidente Dutra”, exemplificou.

De acordo com os dirigentes da ACE, a STT ficou de estudar a implementação das sugestões.

Confira as sugestões:

  • Reabertura do acesso a rodovia Presidente Dutra para a rua Padre Celestino com objetivo de facilitar o trânsito de veículos que entram na cidade, além da circulação de veículos em locais que ficaram ilhados.
  • Estudar a reinversão da rua Francisco de Paula Santana.
  • Implementar mão única de direção na rua Antonio Romano no sentido avenida Paulo Faccini, com objetivo de diminuir a quantidade de veículos que fazem o retorno no semáforo da rua Soldado Elizeu Hipólito.
  • Estudar a implementação de um retorno na rua José Bernardo de Medeiros, altura do Hipermercado Wall Mart.
  • Estudar reinversão de mão da rua Brás Cubas, voltando a via a ser para mão dupla de direção.
  • Reinversão de mão das Ruas Luis Gama x Quinze de Novembro.
  • Estudar reinversão das ruas Santo Antônio e Presidente Prudente.