Notícias

Após problemas operacionais, coleta de dados para Censo na cidade deve começar nesta terça

Guarulhos, 03 de agosto de 2010

Por conta de reajustes operacionais, os recenseadores que atuarão em Guarulhos para a coleta de dados para o Censo Demográfico 2010 só estarão a campo a partir de hoje em diferentes pontos da cidade. Em várias regiões do território nacional, as entrevistas à população foram iniciadas no último domingo, 1º de agosto.

No município, a equipe está baixando os arquivos com mapas das regiões no computador de mão, o Personal Digital Assistente (PDA), para que seja possível dar início as abordagens à população.

A cidade foi dividida em 1.686 setores com cerca de 300 domicílios, os quais serão visitados pelos 1.038 recenseadores espalhados entre os 15 postos de apoio à coleta do Censo existentes em diferentes regiões, como Bairro dos Morros, Pimentas, Ponte Grande e Vila Barros, entre outras.

No computador de mão, os recenseadores têm também o questionário com 140 perguntas e a listagem do total de domicílios presentes na região a qual vai percorrer para a coleta de dados, tendo somente que confirmar se há mais de uma casa no mesmo terreno, já que a lista conta pela numeração das residências no endereço.

Identificação – Ao receber os recenseadores, a população poderá identificá-los pelo colete e boné, ambos na cor azul com logotipo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo 2010, além do crachá, com fotografia, nome completo, RG e número da matrícula de recenseador.

Para comprovar a veracidade dos dados, o recenseador portará ainda sua cédula de identidade original, que pode ser solicitada pelo morador. O computador de mão também tem cor azul e logotipo do IBGE.

Outro recurso para da população para confirmar se é realmente um agente recenseador pode ser a ligação gratuita para o telefone 0800 721 81 81, que pode ser feita das 8h às 22h, ou o acesso à página do IBGE na internet, por meio do link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.