Notícias

Guarulhos de Cara Nova é debatido em reunião na ACE

Guarulhos, 26 de maio de 2010

Auditório lotado e empresários cheios de dúvidas quanto ao “Guarulhos de Cara Nova”, Decreto Municipal sancionado pelo prefeito Sebastião Almeida (PT) no final de abril que regulamenta a publicidade no município. Foi desta forma que transcorreu a reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Álvaro Garruzi, organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) na manhã de terça-feira, 25, em sua sede.


Sidnei Beltran, Wilson Lourenço, Álvaro Garruzi e Rui Bernardes

Logo no início, Garruzi disse aos empreendedores que o novo decreto foi criado com a ajuda de todos os segmentos e que a decisão por regulamentar a publicidade no município por meio de um decreto deu-se por conta da possibilidade de se alterar o texto. O secretário disse ainda que a expectativa da administração é de consolidar as regras transformando-a em uma Lei Municipal.
 
O principal ponto debatido no encontro foi a permissão do uso de carro de som desde que o ruído não ultrapasse 80 decibéis, além de obedecer ao horário de segunda a sábado, das 9h às 18h. Garruzi afirmou que a fiscalização deste tipo de publicidade ocorrerá da mesma forma como vem sendo executada pela sua pasta. Porém, ele ressaltou a necessidade de a população denunciar os abusos cometidos por meio da ouvidoria municipal. “Vamos fazer o teste de ruído e verificar se a empresa que explora o serviço possui licença”, completou.
 
Até mesmo os estabelecimentos comerciais terão de obedecer às novas regras, já que a utilização de áudio para publicidade nas lojas não poderá ultrapassar 50 decibéis. A ferramenta utilizada por muitas lojas na região central tem sido motivo de diversas reclamações junto a ACE-Guarulhos.
 
Quanto às fachadas das lojas, outra dúvida dos empreendedores, o secretário esclareceu: “O decreto permite, apenas, que seja utilizada 40% da testada para a colocação da fachada”, esclareceu.


Empresários e diretores da ACE prestigiaram o encontro


Para o presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço, a ideia de promover o debate da nova regulamentação tem por objetivo principal esclarecer as dúvidas dos comerciantes. “É de interesse dos comerciantes conhecer o projeto. Desta forma eles não deixarão para a última hora os investimentos que deverão fazer”, disse.
 
Os empreendedores têm o prazo de um ano para se adaptarem às novas exigências do ‘Guarulhos de Cara Nova’. Quanto às denúncias de irregularidades, o munícipe pode entrar em contato com a SDU por meio dos telefones: (11) 2453-6722 / 2453-6700 (ramal 782).