Notícias

Doação de órgãos cresce 43% e SP caminha para novo recorde

Guarulhos, 14 de maio de 2010

O Estado de São Paulo teve aumento de 43% no número de doadores de órgãos registrados nos quatro primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009. É o que aponta o mais recente balanço da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos dados da Central de Transplantes, órgão da pasta.

Segundo o levantamento, o número de doadores viáveis (que tiveram um ou mais órgãos aproveitados para transplantes) passou de 216 no primeiro quadrimestre do ano passado para 309 nos quatro meses iniciais de 2010. Um crescimento de 43%.

Neste ano, já foram realizados 852 transplantes de órgãos, contra 615 no mesmo período do ano passado, o que representa crescimento de 38,5%. Até 30 de abril deste ano, foram realizados 34 transplantes de coração, 50 de pâncreas, 507 de rim, 233 de fígado e 28 de pulmão.

O crescimento é fruto do aprimoramento do trabalho de captação nos hospitais e da implantação de um novo projeto que criou coordenadores intra-hospitalares de doação e transplante em 31 hospitais da rede estadual paulista. Esses profissionais têm como função identificar pacientes que possam ser potenciais doadores e acompanhar o processo de realização de exames para viabilizar a doação.

“São Paulo vem investindo na melhoria de seu sistema de captação e transplante, ao mesmo tempo em que a população paulista demonstra toda a sua solidariedade, ao autorizar, na maioria dos casos, a doação de órgãos de seus parentes que faleceram”, afirma Luiz Augusto Pereira, coordenador da Central de Transplantes da Secretaria.