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Consumo maior no primeiro trimestre

Guarulhos, 14 de maio de 2010

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Paulista (PCCV), levantamento que mede o comportamento do varejo na Grande São Paulo fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 11% em relação a igual período de 2009, o melhor resultado dos últimos dez anos. De acordo com o estudo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), fatores positivos como maior oferta de crédito, renda e emprego, além da permanência de benefício fiscais para alguns produtos, contribuíram com o aumento do consumo.

Para o economista da Fecomercio-SP, Guilherme Dietze, a expansão do faturamento se deve em grande parte aos estímulos econômicos concedidos pelo governo, incluindo a diminuição da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “A redução no nível do desemprego, que está em um dos menores patamares já registrados pelo IBGE, atrelado ao aumento dos salários, foi determinante para o resultado positivo”.

No entanto, para o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, é preciso ter cautela com esse tipo de afirmação, por causa da recessão da economia no primeiro trimestre de 2009. “O ritmo normal sustentável de crescimento, se comparado com uma base em iguais condições, seria de mais ou menos 7%. O que está acontecendo não é um crescimento chinês e sim, uma recuperação importante nas vendas do varejo”.

Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti, os resultados confirmam as expectativas do setor empresarial, com avanço consolidado da oferta de crédito e, consequentemente, das vendas no varejo. “O aumento de dois dígitos mostra uma recuperação extremamente importante para o setor, próximo do patamar pré-crise.”