Notícias

Apesar de protestos, STT mantém mudanças viárias na Vila Rio de Janeiro

Guarulhos, 28 de abril de 2010

A manifestação realizada, na segunda-feira, por moradores da região da Vila Rio de Janeiro e Jardim Crepúsculo, por conta das alterações das avenidas Salgado Filho e Benjamim Harris Hunnicutt, não fez o secretário de Transportes e Trânsito (STT), José Evaldo Gonçalo, mudar de opinião. Em reunião realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), na manhã de ontem, ele afirmou que a mudança será mantida em caráter experimental.

Evaldo viu com naturalidade a negativa da população em relação às mudanças realizadas sem que as pessoas fossem informadas previamente. “É natural quando se faz uma alteração que as pessoas se surpreendam e não aceitem. Estamos pedindo para deixarem a mudança acontecer por uns 10 dias, para depois sentarmos e ver se piorou ou melhorou”, sugeriu. “Nós temos convicção de que vai melhorar”, completou.

Na Câmara, a vereadora Helena Sena (PSC), moradora da região, protestou contra as mudanças, enquanto dezenas de moradores da região empunhavam faixas de protesto. “Fomos avisados somente pelas faixas de inversão de mão. Como se isola um bairro todo, como aconteceu com o Jardim Crepúsculo?”, questiona.

A vereadora ainda questionou o fato de Evaldo qualificar a mudança como provisória. “Com as mudanças de faróis, faixas, sinalização e pontos de ônibus, essa desculpa experimental não procede”, criticou. No início da noite de ontem, o secretário faltou à reunião marcada com moradores da região. Diretores da STT receberam os presentes, mas não falaram sobre mudanças. Uma comissão foi formada para uma nova reunião que acontece hoje, com a presença do secretário.

Diálogo na Monteiro – Após o manifesto ocorrido na Salgado Filho e na Benjamim Harris Hunnicutt, Evaldo considerou que deve-se saber a opinião dos moradores antes que  novas mudanças aconteçam, como por exemplo na avenida Monteiro Lobato.

O projeto do novo formato da via prevê duas faixas para o sentido bairro, para os veículos, e uma faixa exclusiva para ônibus no sentido Centro, a partir da rua Kida até a avenida Antônio de Souza, conforme o Guarulhos Hoje antecipou há duas semanas.