Notícias

Procura por crédito avança 10,7% em março

Guarulhos, 15 de abril de 2010

A procura dos consumidores pelo crédito aumentou –  e a concessão de recursos por parte de lojistas, financeiras e bancos também. É o que demonstra o Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), baseado no movimento de consultas do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e dos Serviços de Proteção ao Crédito (SPCs) de todo o Brasil, que atingiu o patamar de 111,3 pontos em março, com variação positiva de 10,7% em relação a igual período de 2009. A partir de 100 pontos, há indicação de otimismo.

Em comparação a fevereiro deste ano, quando o índice alcançou 88,2 pontos, a alta foi de 26,2%. “Esse aumento aconteceu também porque fevereiro teve 23 dias úteis, e março, 27”, afirma o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emilio Alfieri. Em dezembro, o otimismo do brasileiro era ainda maior.

“A recuperação do crédito e das vendas do varejo, iniciada no segundo semestre do ano passado vem se consolidando”, diz ele. “Este ano será positivo. Teremos Copa do Mundo e eleições, o que representa a geração de empregos. Com isso, o consumidor – principalmente o da classe C – fica mais confiante para comprar. Razões que flexibilizam também os critérios para a concessão de crédito”, diz o economista.

O INCC de março demonstra desempenho favorável quando é levado em consideração a queda no número de registros negativos, de 8,3%, e aumento de 12,5% nos cancelamentos, em relação a março do ano passado.